Dia a Dia

Ensino personalizado e aprendizagem significativa

Visando a formação integral de cada um de nossos alunos, dedicamos nossa atenção ao permanente estudo do processo de ensino-aprendizagem.

Pautada na concepção do homem como ser social e nos valores e tradições do Judaísmo, nossa Escola busca desenvolver nos alunos o senso crítico, o espírito investigador e a criatividade. Promovemos o melhor dentro de cada criança, respeitando suas individualidades e incentivando a autonomia e os valores da democracia.

Com uma grade estendida e turmas com número máximo de 20 alunos, aqui na Escola Israelita o aluno tem aprendizado real e significativo, com olhar focado em suas potencialidades e habilidades. Temos, também, uma preocupação constante com a qualidade das relações aqui estabelecidas, buscando manter um ambiente de afeto e de ricos aprendizados.

A participação ativa dos alunos nas aulas é o ponto focal de nossa metodologia de ensino. Ao colocar o estudante como protagonista e não apenas como espectador, focamos em uma aprendizagem significativa, por meio da qual o aluno se torna capaz de aplicar os conteúdos vistos em sala de aula em seus diferentes contextos e ambientes, ampliando assim sua percepção de mundo e de si mesmo.


Educação Infantil

Com professores especializados e em processo de formação permanente, a EIBSG recebe alunos a partir dos seis meses de idade. Nossa metodologia integra os momentos de brincar com os de aprender, a partir de contextos e ambientes educativos preparados para a experimentação.

A partir de diferentes projetos e jogos simbólicos, nossas crianças são estimuladas à pesquisa e exploração desde cedo, com uma grade curricular que inclui aulas de desenvolvimento motor, inglês, hebraico, musicalização, leitura e contação de histórias. É nesse ambiente de rica aprendizagem e desenvolvimento da autonomia que as crianças são incentivadas por valores de respeito e cuidado com o próximo e consigo.


Ensino Fundamental 1 e 2

Os projetos desenvolvidos por cada morah (professora) preveem o desenvolvimento do potencial de cada aluno por meio de material multimídia, tablets, aulas expositivas, práticas em laboratório e aulas de campo. Através das assembleias de turma, os alunos desenvolvem o raciocínio lógico, o senso crítico e aprendem fazendo, planejando, criando e empreendendo.

Na Escola Israelita, todos os professores titulares e a equipe pedagógica são graduados, pós-graduados ou possuem mestrado em suas áreas de atuação.

Três idiomas. Uma só escola.

Na Escola Israelita, os alunos vivenciam e aprendem de forma dinâmica o Português, o Inglês e o Hebraico desde a Educação Infantil. São aulas com professores especialistas e em salas e contextos temáticos.

Com uma carga semanal diferenciada, as aulas de inglês, a partir do Ensino Fundamental, são preparatórias para o exame TOEFL e possuem material didático específico e turmas divididas por níveis de proficiência. Nossos alunos são expoentes nos grandes cursos de inglês de Curitiba e a EIBSG é uma referência do ensino deste idioma.


Sistema de Avaliação e Frequência

O sistema de avaliação adotado pela escola é o trimestral.

A avaliação será diagnóstica, contínua, permanente e cumulativa, apresentando seus resultados expressos em notas em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez).

Como instrumentos de avaliação serão utilizados testes de aproveitamento (orais e escritos), questionários, tarefas específicas, trabalhos de criação, observações espontâneas ou dirigidas e discussões.

A avaliação terá por objetivo:

  • Verificar se o aluno desenvolveu as capacidades ou habilidades necessárias à aquisição de novos conhecimentos;
  • Informar ao aluno e/ou responsável sobre seu desempenho no processo de aprendizagem;
  • Apontar falhas e acertos no trabalho pedagógico, com o objetivo de nortear o replanejamento de organização interna da Escola, nos aspectos pedagógico e administrativo;
  • Avaliar os conhecimentos trabalhados no período, numa perspectiva de totalidade, podendo incidir sobre conteúdos trabalhados em períodos anteriores, desde que tenham sido retomados.

A escola ofertará provas de segunda chamada nas avaliações trimestrais nas seguintes situações:

  • Falta por motivo de Bar ou Bat Mitzvá (cerimônia de maturidade religiosa) do próprio aluno;
  • Luto (quando por motivo de falecimento de pais ou parentes em 1º grau) e doença justificada com apresentação de atestado médico;
  • Casos aqui não especificados serão analisados pela Direção, que poderá ou não deferir a solicitação feita pela família.

Na Educação Infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental a avaliação será expressa em Relatórios Descritivos trimestrais, onde o professor irá registrar de forma cumulativa os domínios dos conhecimentos e o aspecto sócio-afetivo dos alunos, informando aos pais e/ou responsável sobre o desempenho dos mesmos.

No Ensino Fundamental os resultados obtidos nos diferentes momentos de avaliação serão registrados trimestralmente, em datas estipuladas no calendário escolar. No 2º ano do Ensino Fundamental o aproveitamento do aluno poderá ser ainda registrado parcialmente em Relatório Descritivo.

Ao final do ano letivo, a média final de cada disciplina será calculada pela soma das notas registradas dividida pelo número de trimestres, conforme a seguinte fórmula:

Média anual = (Média 1º Trimestre + Média 2ºTrimestre + Média 3º Trimestre) /3 = 6,5

O rendimento mínimo exigido pela Escola para a promoção do aluno é a nota 6,5 (seis e meio) por disciplina. Ao final de cada trimestre será entregue aos pais dos alunos de todas as turmas o boletim contendo os resultados obtidos no trimestre.

Para a Educação Infantil e para o Fundamental I , ao final de cada semestre, estes resultados são complementados com a entrega do Portfólio, contendo Relatório Descritivo além de atividades realizadas no período.

Os resultados trimestrais, anuais e finais serão transcritos pela Secretaria nos documentos escolares e comunicados aos alunos e/ou responsáveis através de instrumentos próprios.

A revisão dos resultados das avaliações poderá ser requerida no prazo de 2 (dois) dias úteis, a partir da comunicação dos mesmos.

Recuperação Paralela de Estudo

A recuperação paralela será realizada durante o ano letivo, através de interferências do professor no decorrer das aulas, bem como aulas de revisão e/ou oficinas de aprendizagem oferecidas no contra turno em horários e dias estipulados pela Escola.

A convocação para a participação na Recuperação Paralela será feita através de circular específica.

Promoção

A promoção é o resultado da combinação dos dados obtidos no aproveitamento escolar do aluno, aliado à apuração da assiduidade.

Serão considerados promovidos os alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e média igual ou superior a 6,5 (seis e meio).

Serão considerados retidos os alunos que apresentarem frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas do ano letivo, com qualquer média anual, ou ainda qualquer frequência e média anual inferior a 6,5 (seis e meio).

O aluno que não obtiver a média necessária para promoção (6,5) ao final do ano letivo, realizará Avaliação de Recuperação Final, em data prevista no calendário escolar.

Para fins de promoção, o resultado final será calculado da seguinte forma:

(Mádia anual + Nota recuperação final)/2 = MÉDIA FINAL

Nas datas previstas em calendário, o aluno frequentará aulas de revisão dos conteúdos das disciplinas em que não atingiu média para promoção, realizando em seguida as Avaliações de Recuperação Final de cada uma.

Casos especiais serão analisados pelo Conselho de Classe.