Iguai

TEMA NORTEADOR DA EIBSG –  2017

Vai me ver com outros olhos ou com os olhos dos outros?

(Paulo Leminski)

            Após alguns anos, a equipe pedagógica da EIBSG apresenta um tema norteador para o ano letivo que se inicia. O tema norteador é um argumento central e espiral, algo que o Ministério da Educação, em seus Parâmetros Curriculares Nacionais, formaliza através de Temas Transversais.

Em 2017, o tema norteador escolhido baseia-se em dois valores judaicos (e universais), compartilhados positivamente pela sociedade: o pluralismo e a tolerância. Dentro dessa temática, serão trabalhados princípios paralelos relacionados ao respeito, à igualdade (e à desigualdade), ao altruísmo e à percepção do outro (e de nós mesmos).

Baseando-se nesse percurso pedagógico, a equipe inspirou-se numa composição de 1992 do músico gaúcho Humberto Gessinger, da banda Engenheiros do Hawaii, para materializar o tema norteador no slogan “SOMOS IGUAIS!? UNS MAIS IGUAIS QUE OS OUTROS…”. As frases, retiradas da canção “Ninguém é igual a ninguém”, remete a uma dúvida e a uma ironia: “se somos iguais, mas uns mais que os outros, significa que somos diferentes? Somos iguais ou ninguém é igual a ninguém? ”

Não se trata apenas de tolerar as diferenças, mas sim de querê-las. Não queremos apenas ser tolerados, isso é muito pouco para nós, queremos nos tornar indiferentes às diferenças. O igualitarismo serve como prerrogativa para todos terem as mesmas possibilidades de buscar seu próprio caminho. Não se trata de nos tornarmos iguais, mas de, partindo daí, buscarmos nossa singularidade.

Uma escola cidadã é aquela que acolhe a todos em suas diferenças. E essa temática pode ser trabalhada com os alunos desde cedo, a partir das muitas situações cotidianas pelas quais os alunos passam, podendo, dessa forma, levá-las para discussão em sala de aula.

A educação que contempla a diversidade amplia a discussão do ensino e abre a possibilidade de formação de seres humanos conscientes e mais preparados para a convivência social com as diferenças, desmitificando estereótipos e preconceitos. Só podemos conseguir uma educação democrática se estabelecermos um convívio respeitoso entre as pessoas, reconhecendo a diversidade, a inclusão e o lugar de cada um na sociedade.

Durante todo o nosso ano letivo esse tema irá permear todas as áreas do conhecimento e será imprescindível a parceria da escola com as famílias para que de fato nossos alunos possam exercitar esse “olhar para si e para o outro”. Muitas discussões e atividades envolverão as famílias. Contamos com o envolvimento de todos no Projeto de Formação Humana da EIBSG que defende ser uma Instituição Educacional de referência pela alta qualidade de seu ensino, tendo nas relações interpessoais e na cultura os pilares de uma educação que busca formar cidadãos críticos, éticos, conscientes, capazes de cumprir com sua responsabilidade social, respeitando as diferenças e valorizando toda a cultura, a tradição e os valores judaicos.

Equipe de Gestão da EIBSG/2017