O compromisso da Escola Israelita com a Educação e a Cultura se traduz na qualidade de um projeto educacional fundamentado em um trabalho de reflexão constante, em sintonia com o que se produz de mais avançado nas áreas de conhecimento relacionadas com a Educação.

O aluno é a razão de ser da proposta pedagógica da Escola. Isso significa que cabe à Escola propiciar à criança e ao jovem a aquisição e a produção de conhecimento, respeitando a sua individualidade. A relação de confiança mútua e a identificação da comunidade de pais com os valores básicos da Escola são fatores fundamentais para a plena realização da proposta educacional.

A essência da educação formal consiste em aprender a conhecer, aprender a aprender e aprender a fazer. A escola judaica se compromete a ir além! Traz à tona uma questão primordial do desenvolvimento humano: aprender e discutir, a partir de valores éticos, temas que permeiam a existência humana, fazendo emergir um ser humano completo, que busque em suas raízes o significado e a resposta às suas indagações. Este é o desafio que dá vida à nossa escola.

 Procuramos, através dos conteúdos e vivências da cultura judaica, educar nossos alunos e transmitir-lhes uma bagagem milenar, costumes, tradições e valores que os acompanharão por toda a vida. A vivência da cultura judaica em nossa escola contempla o cotidiano, em constante diálogo com a cultura brasileira. E o convívio respeitoso e a postura participativa e colaborativa são a base do aprendizado dos nossos alunos.