Publicado em 27.03.2018 - Festas e comemorações - Sem comentários

TU BISHVATTU BISHVAT, o 15º dia do mês hebraico de Shvat, é o início do ano das árvores, pois é o ponto médio do inverno em Israel. O frio diminui, a maioria das chuvas já caiu e a seiva das árvores começa a subir, fazendo-as frutificar. É, portanto, uma festa para ser celebrada ao ar livre, no habitat das árvores. É tempo de plantar novas mudas, comer frutas e apreciar a natureza.

O vínculo com a terra de Israel representado pelo Tu Bishvat assumiu novo significado com o retorno do povo judeu e a necessidade de transformar o deserto em terra fértil.

Em nossos dias, é costume nacional plantar árvores no dia de Tu Bishvat. Para os judeus que vivem fora de Israel, o consumo de frutos produzidos no país reforça o vínculo com a terra de Israel.

Durante a cerimônia tradicional de Tu Bishvat, abençoa-se as sete espécies de que é dotada a terra de Israel, segundo a Bíblia: trigo, cevada, uva, romãs, figos, azeitonas e mel. Os primeiros frutos dessas espécies eram trazidos ao Templo para serem oferecidos. Estes são os símbolos da terra de Israel: trigo, cevada, um cacho de uvas, figo, romã, azeitona e ramo de palmeira de tâmara. Além desses, outros frutos podem ser comidos: amêndoas, castanhas, frutas cítricas, maçãs, peras – secas ou frescas.

A árvore está constantemente crescendo e assim devemos nós também crescer; a árvore produz frutos e assim devemos nós também produzir frutos. Em Tu Bishvat devemos renovar o crescimento pessoal, assim como as árvores começam a retirar umidade da terra.

Conceitos importantes:

etz: árvore                                                     ale/im: folha(s)

shoresh: raiz                                                  pri/perot: fruto/a(s)

gueza: tronco                                                 perach/prachim: flor(es)

anaf(im): galho(s)                                          garin(im): grão(s)

 

Culinária:

Maçã com Canela

Ingredientes

750 g de maçãs descascadas e fatiadas, sem caroço

3/4 xícara (de chá) de farinha de trigo

3/4 xícara (de chá) de açúcar mascavo

1/2 colher (de chá) de canela

1/2 colher (de chá) de gengibre

3/4 xícara (de chá) de gordura vegetal

3/4 xícara (de chá) de aveia

1/2 xícara (de chá) de nozes raladas ou moídas

Preparo

Coloque as maçãs em uma fôrma quadrada untada. Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o açúcar mascavo, a canela e o gengibre. Acrescente a gordura vegetal e misture. Por fim, coloque a aveia e as nozes. Misture bem e coloque por cima das maçãs. Asse por 35 minutos em forno moderado, pré-aquecido.